segunda-feira, 2 de abril de 2012

RECORDANDO À SEMANA SANTA EM SÃO MIGUEL DE TAIPU.



Quando chega a semana santa data em que se lembra o calvário de Jesus Cristo. Lembro destes dias na época da minha infância, na minha pequenina cidade  São Miguel de Taipu.Minha vô ( mãe Biu),  hoje estar com seus 91 anos. Mas sem poder andar,(pelo fato de ter sido acometida por problema de circulação ). Quando caminhava, fazia questão de me levar para às atividades religiosas da paroquia que era promovida pela irmã Cecilia, (in memoria ). Adorava às histórias que à irmã Cecilia, contava com ajuda do micro filme com desenhos Bíblicos, que nós paralisava à sua narrativa com sotaque Holandês, ao contar as passagens do novo testamento, era de encher os olhos de lágrimas.Nesta data era certeza ser dias de chuvas, e com ela as tanajuras para o nosso deleite. Havia uma certa paralisação no ar, um respeito muito grande pela semana que o Senhor Morreu e Ressuscitou.Lembro da bronca que eu levei de Mãe Biu, quando num dia de aleluia eu apaguei a vela antes do padre passar com a dele.Ela me disse: - "agora você vai morrer antes do seu avó."Me caguei de medo e acendi a vela logo.  Havia um clima, um sentimento mórbido por este dia. E o Judas, era a melhor parte. Certa vez fizeram um  com saco de açúcar e por dentro ramas de mato. Colocaram num pau em frente onde hoje é a delegacia e era uma festa para acabar com o traidor. Quando não tinha lembro se ajuntava uma cambada  de moleques e eu estava no meio, e  buscávamos sacos de lixo, pois muitas pessoas de São Miguel, na época colocava o lixo em sacos de adubo, e colocavam em frente das casas  para serem levados pelo serviço da prefeitura.Aí era uma festa todos correndo pelas ruas da cidade, gritando e rasgando o judas numa arruaça só. Tinha o cinema que iria passar a paixão de Cristo, depois Bruce lee. Era um Máximo. O mercado público lotava para ver o cara que quebrava pedra com chute, barra de tijolos, os meus amigos da minha idade dizia que Bruce Lee, era o magro mais forte do mundo. E que só não venceu os dois fios de alta tensão. (não sei onde eles acharam esta conversa). Pois bem a entrega de alimentos da Pascoa, tinha ajuda do Prefeito da cidade, Lembro que o prefeito Zé Carlos além de entregar o tradicional ,peixe, doava arroz e coco.Era um tempo bom para o comerciante seu Manoel Bento (in Memoria ), que vendia peixes de encher os olhos das mais variadas espécies.Era muita gente comprando, coisa que você não ver nos dias atuais. Olhando para o que se passou fica apenas a boa memoria de dias que não era tão fácil de se viver, mas que era cheia de alegria e de sentimento. Não tínhamos o computador, mais a bola de gude, o pinhão, brincadeiras de  toca, uma perna só, espelho , cuscuz e  entre outros. Substituía toda esta necessidade que temos hoje na era das redes sociais. Não posso esquecer de dona Maria André, (in memoria ),que foi nossa primeira professora da catequese, ela nos levava para piqueniques, festa de quebra panela, olha não tem como não esquecer, desta senhora são-miguelense, com sua voz roca mas com tanta alegria  e disposição para mudar tudo aquilo ao seu redor. Então senhores apenas tentei passar aquilo que era no meu tempo de infância  a tem muita coisa para se contar só que a memoria se desvanece com a labuta da vida.As comemorações de pouco tempo atrás eram mais especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário